Pesquisadorxs

Angela Maria Belloni Cuenca

Docente do  Departamento de Saúde, Ciclos de Vida e Sociedade da FSP/USP, orientado estudantes na pós-graduação e na graduação (TCC, ICs) na área de Comunicação Científica em Saúde Pública. Coordeno o grupo de pesquisa que estuda o movimento da produção bibliográfica e das citações em documentos científicos – bibliometria, cientometria e altimetria -, as mídias e redes sociais online na comunidade acadêmico-científica em saúde, inserindo nesse campo a competência em informação.

Carmen Simone Grilo Diniz

Médica (UFRN), mestra e doutora em Medicina Preventiva pela USP. É professora titular do Departamento de Saúde, Ciclos de Vida e Sociedade na FSP da USP. Colaborou por 20 anos com o Coletivo Feminista de Sexualidade e Saúde. Interesses incluem gênero, saúde da mulher, saúde materna e infantil, epidemiologia perinatal e violência institucional, medicalização, evidências em saúde e Laboratório de Mudança.

Claudia Roberta de Castro Moreno

Bióloga, mestre e doutora em Saúde Pública.  Estudo uma área da Biologia que se concentra em ritmos biológicos, como o sono-vigília, dentre outros, fazendo uma interface com metabolismo e nutrição. Tenho interesse em comparar diferentes faixas etárias vivendo em áreas urbanas e rurais, assim como grupos de trabalhadores.

Cristiane da Silva Cabral

Graduada em Psicologia (1997) e com residência em Saúde Coletiva (1999), ambos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestrado (2002) e Doutorado (2011) em Saúde Coletiva na área de investigação de Ciências Humanas e Sociais em Saúde, pelo Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Meus principais interesses de pesquisa estão voltados às temáticas relativas a juventude, gênero, sexualidade, família, contracepção, aborto, gravidez na adolescência, saúde reprodutiva.

Diego Madi Dias

Graduado em Ciências Sociais (2008) e mestrado em Sociologia e Antropologia (2011) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade de São Paulo (PPGAS-USP) e pesquisador associado ao Laboratoire d’anthropologie sociale du Collège de France. Doutor em Sociologia & Antropologia pela UFRJ, com estágio de doutorado no Centre d’Enseignement et de Recherche en Ethnologie Amérindienne (EREA/LESC – Paris X, Nanterre).

Fabiola Zioni

Graduada em Ciências Sociais pela USP. Mestre e doutora em Saúde Pública pela FSP-USP. Estágio doutoral no Centre d’Analyse et d’Intervention Sociologique (Paris-Fr.). Pós -doutorado no Département de Sociologie da Université Victor Segalen, Bordeaux2, França. Responsável por duas disciplinas de Metodologia de Pesquisa na graduação em Nutrição e em Saúde Pública. Também participa do ensino de metodologia na pós graduação. É professora livre-docente da Universidade de São Paulo.

Ivan França Junior

Médico de formação básica, especialista, mestre e doutor  em Saúde Coletiva. Em pesquisa, foca, por meio de abordagens epidemiológicas e de direitos humanos, temas de saúde de crianças, adolescentes e jovens, da epidemia de HIV e aids e também em violência física/sexual e gênero. Pesquisa também na área de informação e comunicação científicas. 

José Miguel Nieto Olivar

Antropólogo, coordenador do CPaS-1 – Coletivo de Pesquisa em Antropologia e Saúde, vinculado ao HCV/FSP/USP. Pesquiso e oriento nas áreas de gênero, sexualidade, prostituição, exploração sexual, tráfico de pessoas, economias sexuais, Estado, Amazônia urbana, fronteiras, saúde pública, saúde sexual e reprodutiva, direitos humanos. Interessam-me experimentações no espaço de hibridação entre artes, antropologia, estudos sociais da ciência e da técnica, saúde pública e agenciamentos políticos sobre desigualdades e diferenças. Faço parte também do Laboratório de Investigação em Migração, Nação e Região de Fronteira (LIMINAR-UNIFESP), do Observatório de Violência de Gênero no Amazonas (UFAM), e colaboro com o Coletivo Davida e com a Rede Brasileira de Prostitutas.