Evento: Aula aberta “O M da saúde Materno-infantil”
No dia 27 de maio, das 8h30 às 12h, a disciplina de pós-graduação Seminários de Saúde Reprodutiva, Sexualidade e Gênero (PSF 5707), abre suas portas para participação do público para debater o tema da saúde materno-infantil. A transmissão será pelo Canal da FSP-USP no Youtube.
A discussão vai explorar questões de gênero relacionadas à agenda da saúde materno-infantil. A atenção ao “M”, da saúde materno-infantil, tem sido frequentemente limitada pela visão da mulher como um meio para a saúde infantil (a finalidade), com frequente descaso quanto aos indicadores maternos, não raro ausentes ou pouco visíveis, principalmente quando contradizem relações de poder.
A disciplina de pós-graduação Seminários de Saúde Reprodutiva, Sexualidade e Gênero pertence ao Departamento de Saúde, Ciclos de Vida e Sociedade (HCV), a aula aberta será ministrada pela Professora Carmen Simone Grilo Diniz.
Os aspectos histórico-culturais ajudam a entender a lentidão do entendimento de fatores causais da morbimortalidade materna e mesmo a resistência à vigilância do óbito materno.
O webinar vai discutir como este campo de estudos vem se desenvolvendo no Brasil nas últimas décadas, as políticas públicas referentes ao tema no Brasil, as fontes de dados e seus desafios, o impacto da pandemia de COVID-19 sobre a mortalidade materna e como a ciência de dados pode ajudar a superar esses desafios na área da saúde pública.
Aula aberta “O M da saúde Materno-infantil”, no dia 27 de maio
Data: 27 de maio de 2022
Horário: das 8h30 às 12h