Corpo, saúde e materialidades
Marisol Marini
Editorial Especial: Dossiê corpo, saúde e materialidades.
“O Dossiê “Corpo, Saúde e Materialidades” é um projeto a convite da Revista Saúde e Sociedade, tem como objetivo construir cruzamentos e passagens entre os campos dos Estudos Sociais da Ciência e Tecnologia; da Saúde; e das epistemologias feministas e decoloniais.
[…]
Os trabalhos refletem sobre o fazer científico e biomédico, tomando-os como fenômenos que correspondem a um projeto social.
[…]
A materialidade reivindica implica o reconhecimento de que não há matéria ou corpo biológico universal, ou seja, não pode haver corpo ou matéria genérica e descontextualizada.
[…]
Cada um desses estudos, à sua maneira, apresenta contribuições inovadoras aos seus campos de pesquisa e interlocução. Por essa definição, refiro a colaborações que apresentam evidências empíricas significativas, além de contribuições teóricas politicamente informadas, que levantam questões e colocam problemas à literatura, sobretudo quando em diálogo com proposições do Norte Global, constituindo abordagens marcadamente locais. Cada trabalho apresenta arranjos particulares e produtivos a propósito do Corpo, Saúde e Materialidades.”
O blog/instagram LaHibrid prepara uma série de materiais de divulgação dos resultados do dossiê. Se pintou curiosidade e quer saber mais acesse os links da Revista Saúde e Sociedade e o Dossiê completo.