BlogDivulgaçãoEvento

Sueli Carneiro participa de evento na FSP dia 24 de outubro

Por Marcus Vinicius de Moraes

Neste mês acontece o evento “Outubro Negro: traçando saberes, cuidados e ativismos negros” idealizado pelo Coletivo Negro Carolina Maria de Jesus da Faculdade de Saúde Pública da USP.  Os eventos vêm ocorrendo no auditório João Yunes da FSP e no Teatro da Universidade de São Paulo, o complexo Maria Antônia. O encerramento será realizado no dia 24 de outubro com a filósofa, escritora, ativista e doutora pela USP, Sueli Carneiro, sobre intelectualidade e ativismo em uma roda de conversa.

Sueli Carneiro

Sendo fundadora da Geledés – Instituto da Mulher Negra em 1988, sendo a primeira organização independente de Feminismo Negro no Brasil. Além disso,  Sueli Carneiro durante os anos 90 liderou projetos de proteção a rappers que denunciavam perseguição policial por conta da música e em 1996, a convite do Governo Federal, colaborou na redação do capítulo referente aos negros no Programa Nacional de Direitos Humanos.

A construção do Outro como Não-Ser como fundamento do Ser

A fundação do Outro como Não-Ser como fundamento do Ser é o título da tese de doutorado em Filosofia da Educação na FFLCH – USP de Sueli Carneiro publicada em 2005. Nela, Carneiro usa os conceitos de Dispositivo e Biopoder de Michel Foucault para analisar as relações raciais no Brasil. A partir disso, Carneiro constrói a noção de dispositivo racialidade/biopoder que busca dar conta de dois processos: produção social e cultural da eleição e da subordinação raciais produção de vitalismo e morte informados pela filiação racial Da articulação do dispositivo de racialidade ao biopoder emerge um mecanismo da natureza de ambas tecnologias: o epistemicídio. A partir desse conceito de Boaventura de Sousa Santos, Carneiro discute o lugar que a educação ocupa na reprodução/manutenção de saberes, poderes, subjetividades e todos os “cídios” que o dispositivo racialidade/biopoder produz no Brasil.

Convite

 O Laboratório de Hibridação política-científica em Saúde Pública, assim  como o Departamento de Saúde, Ciclos de Vida e Sociedade, reitera o convite para prestigiar o encerramento dos eventos e, assim como, a ilustre presença da filósofa Sueli Carneiro. 

Quando: 24 de Outubro

Horas: 19h – 21h

Onde: Auditório João Yunes, Faculdade de Saúde Pública – Av. Dr Arnaldo 715 (metrô clínicas). 

Certificados de presença serão emitidos se realizada a inscrição através do link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdh_bmUUxDN4QA7iy9LHxJlkaIYaPZCf72OZdarLrCRkLoOBA/viewform 

Instagram: @coletivonegrofsp