Recomendações para ajudar pessoas com dificuldade de iniciar e manter o sono
Muitas pessoas apresentam problemas para dormir, vivemos cercados pela luz branca em nossa volta, praticamente, durante todo nosso dia. Ao acordar acessamos as redes sociais, o trabalho cada vez mais digital e o consumo de conteúdos cada vez mais dependente das telas. Outros motivos também afetam a rotina de sono, como por exemplo: Má alimentação, estresse, ruídos, manias, etc.
Para ajudar a ter uma boa noite de sono confira algumas dicas presentes na cartilha da Semana do Sono 2020 produzida pela Associação Brasileira do Sono – @absono.
- Não fique na cama se você não está sonolento. Saia do quarto se estiver acordado na cama mais tempo do que gostaria. Encontre um lugar silencioso para relaxar fora do dormitório e só retorne para cama com sono.
- Um banho morno 2 – 3 horas antes da hora de deitar pode ser benéfico.

- Identifique seu melhor ambiente e posição para dormir investigando como você se sente mais confortável na cama (exemplo: tente diferentes posições e travesseiros).
- Tente terapias de relaxamento como respiração profunda e meditação, técnicas essas que auxiliam muitas pessoas a iniciar e manter o sono.
- Evite cochilos prolongados diurnos. Caso você tenha que descansar limite o tempo em cerca de 30 minutos após o almoço.
- Não permaneça muito tempo na cama acordado. Limitando seu tempo na cama pode melhorar a qualidade do sono. Por exemplo, se estiver dormindo 7 horas, permaneça na cama 7 horas e meia e não 9 – 10 horas.

- Se você tiver pés frios, use meias para dormir.
- Se você se preocupa muito quando está deitado, reserve cerca de 15 minutos pela manhã para concentrar-se nos problemas que o preocupam durante a noite. Isso pode diminuir as preocupações noturnas.
- Evite discussões e argumentações no início da noite
- É possível que você esteja dormindo mais do que imagina, mas mesmo assim é importante que você consulte seu médico caso sua vida esteja sendo prejudicada por falta de sono.